Coronavírus: Cuidados preventivos

O Coronavírus, por se tratar de uma doença viral, é imprescindível que o sistema imunológico esteja funcionando adequadamente. Mesmo que isso não seja garantia de impedimento do contágio, um organismo saudável e com mecanismos de defesas eficazes, receberá impactos menores da doença, se houver contaminação.

Diante disso, sugere-se que a alimentação deve ser o mais natural possível, rica em frutas, legumes e verduras, evitando os alimentos industrializados.

Assim, priorize o consumo de alimentos que possuam nutrientes como vitamina C, A, B12, ácido fólico, B6, D, e E. Bem como minerais zinco, cobre, ferro e selênio, ômega 3 e fibras que contribuem com a saúde intestinal pela relação desta com o sistema imunológico.

Conheça o papel dos micronutrientes para o sistema imunológico:

Vitamina A: encontrada em alimentos como fígado, peixe, óleos, frutas e vegetais, leite e derivados. É capaz de aumentar a diferenciação dos linfócitos, estimulando a fagocitose, aumentando nossa capacidade de defesa.

D: encontrada em alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo. Sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar, desempenha interação com o sistema imunológico além da sua função no metabolismo do cálcio e formação óssea.

E: encontrada em grande variedade de alimentos de origem vegetal, como: óleos vegetais, germe de trigo, milho e soja, exerce um importante papel como antioxidante.

C: encontrada em alimentos como caju, goiaba, laranja, acerola, pimentão amarelo, tem atividade antioxidante. Auxilia ainda na proliferação das células de defesa e na função dos fagócitos e na produção de citocina, o que é essencial pra o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico.
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Fontes:

Recomendações Nutricionais e COVID-19

Nutrição