🔹 Qual o papel da fisioterapia no coronavírus?
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2 (coronavírus) que compromete o trato respiratório.
.
A fisioterapia respiratória desempenha um importante papel mediante os sintomas da COVID-19 com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados por esta doença.
.
Esta atuação ocorre em vários âmbitos, desde a participação na equipe multidisciplinar prestando assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória.
.
Pacientes hospitalizados tendem a experienciar o imobilismo como consequência da dinâmica hospitalar e assim, se restringindo ao leito. A fisioterapia dispõe de condutas que preconizam mobilizações e visam preservar ou melhorar a integridade e amplitude do movimento articular, força muscular.
.
🔺A fisioterapia também pode atuar como forma de prevenção, através de exercícios respiratórios mediante a avaliação do profissional. Esses exercícios tem como finalidade melhorar a capacidade pulmonar, para minimizar os prejuízos diante de algum episódio de doença respiratória.

#fisaep #corona #covid_19 #saude #virus #fisioterapia #fonoaudiologia #terapiaocupacional #nutrição #psicologia #serviçosocial #homecare #fisaepsemfronteiras